Buscar no Site

Palavra do Presidente



Emprego e Trabalho decente em debate


Passado o período de realização das conferências municipais e regionais sobre o trabalho decente, em todo o Brasil agora devem acontecer as conferência estaduais e, posteriormente, a conferência nacional.


É papel da conferência nacional,com representação de governo, trabalhadores e empregadores,além de movimentos sociais, definir políticas públicas voltadas à promoção do trabalho decente.


Por trabalho decente entende-se um trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna. Trata-se de trabalho digno.


O Brasil tem necessidade, sim, de debater o assunto e discutir formas de combate às condições de trabalho insalubres, periculosas e, muitas vezes, que colocam em risco a vida de trabalhadores.


O desprezo com que nossas elites sempre trataram o trabalho gerou situações de salários aviltantes, de péssimas condições de trabalho, entre várias outras que nós, sindicalistas, vemo todos os dias em nossas lutas.


Um país que tem como meta a erradicação da miséria precisa promover trabalho com qualidade e garantir seus trabalhadores tenha vida digna. Para isso muito ainda há que ser feito. A ratificação da Convenção 158, da OIT, que extingue a demissão imotivada é um dos passos a serem dados nesse sentido.


Esperamos que o debate promova bons frutos em benefício do país e da classe trabalhadora.


Aécio Leite

Presidente da Fetraconmag